A tosse é uma ação reflexiva natural do organismo para livrar o aparelho respiratório de substâncias estranhas. Por exemplo, o muco (catarro) ou partículas absorvidas com a respiração. Porém, quando essa tosse persiste por mais de 8 semanas, ela é considerada tosse crônica e sempre deve ser investigada.
Ainda que na maioria das vezes, a tosse crônica não esteja relacionada a uma doença séria, ela traz muito desconforto e irritação para quem está convivendo com o sintoma. Além disso, pode atrapalhar o sono, gerar rouquidão e criar situações incômodas.
Para saber mais sobre as causas da tosse crônica e quando ela é sinal de um problema maior, continue a leitura!
O que provoca a tosse crônica?
A tosse é um sintoma comum, normalmente resultado de uma infecção por vírus ou bactéria. É fundamental definir as características da tosse; se é aguda, sub-aguda ou crônica, se é seca ou com secreção e quais são os sintomas associados a ela.
Os pacientes que se queixam de tosse crônica, em geral, possuem alta sensibilidade à inalação de substância irritantes – como perfumes, alvejantes, fumaça de cigarro, poluição, agentes químicos e ar frio.
Ao inalar essas substâncias, o paciente sente sensação de cócegas/irritação na garganta e em seguida, a vontade de tossir.
Estimativas indicam que cerca de 5 a 10% da população global conviva com essa condição. Mais frequentemente nas grandes cidades, onde os agentes irritantes são mais presentes.
É comum que a tosse crônica represente sinal de doenças respiratórias. Por exemplo, a rinite, asma ou sinusite. Mas pode estar relacionada a outros problemas, como o refluxo gastroesofágico, a fibrose pulmonar, infecções recorrentes das vias aéreas e a síndrome do gotejamento pós-nasal.
Quando procurar um médico?
É importante que toda tosse crônica seja investigada por um médico. Também é necessário estar atento a quaisquer outros sintomas que acompanhem a tosse, pois juntos, podem indicar um quadro clínico mais preciso. Esteja atento aos seguintes sinais:
- Presença de muco;
- Presença de sangue na expectoração;
- Perda de peso associada;
- Presença de chiado ou sibilo;
- Febre persistente por mais de 72 horas.
O tratamento para a tosse crônica irá depender do caso de cada paciente. A partir do diagnóstico, as estratégias podem incluir uso de antibióticos, corticoides inalados e adoção de hábitos saudáveis.
Conte com os especialistas da Somed
A Somed oferece os serviços de diagnóstico e tratamento para distúrbios respiratórios com tecnologia de ponta, conforto, acessibilidade e profissionais capacitados. Além disso, aqui você encontra reunidos no mesmo local exames e tratamentos nas áreas de medicina do sono, pneumologia, otorrinolaringologia e neurologia.
Se você sofre com a tosse crônica, procure auxílio médico! Para agendamento de consultas, entre em contato conosco.