Quando se fala em avaliação da capacidade pulmonar, o exame de Pletismografia é considerado padrão ouro. Sua tecnologia é a mais avançada na área: através dele é possível obter informações mais detalhadas e de qualidade superior às avaliações pulmonares fornecidas pelo exame de espirometria.
Com a pletismografia é possível medir os fluxos e volumes pulmonares, a resistência das vias aéreas e a força respiratória dos pacientes e, dessa forma, investigar e diagnosticar a presença de doenças respiratórias.
É um exame de extrema utilidade na área da pneumologia, mas também em outras especialidades como a reumatologia e neurologia.
O que é avaliado na pletismografia?
A Pletismografia é o método mais rápido e preciso para medir a capacidade e a resistência pulmonar. São avaliados neste exame:
A medida dos volumes pulmonares: mede-se os volumes estáticos, o que não é possível somente com o exame de espirometria.
A medida da resistência das vias aéreas: mede-se a resistência a qual o ar é submetido para entrar e sair dos pulmões.
A medida das pressões respiratórias máximas: afere-se a força dos músculos respiratórios, que pode apresentar alterações em caso de doenças neuromusculares.
A medida da capacidade de difusão pulmonar: mede-se a capacidade de realizar as trocas gasosas (o oxigênio que é oferecido pelo meio ambiente será fornecido para o sangue nos pulmões, em troca é liberado o gás carbônico).
Quando a pletismografia é indicada?
O exame de pletismografia é indicado quando é necessário avaliar alterações no trato respiratório dos pacientes, auxiliando na caracterização e no diagnóstico de doenças respiratórias e outros distúrbios.
É indicada para avaliar com precisão doenças respiratórias como asma, fibrose pulmonar, pneumopatias, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e também para o pré-operatório de pacientes que irão realizar transplante pulmonar. Atualmente, tem grande utilidade na avaliação da Síndrome do Covid longa.
Como é feito o exame?
A pletismografia é um exame não invasivo e que não necessita de hospitalização para ser realizado.
O exame dura em torno de 30 minutos. Durante sua execução, o paciente é orientado a ficar sentado e imóvel dentro de uma cabine, chamada de pletismógrafo, e respirar através de um dispositivo. Este dispositivo está ligado a um computador, que transforma as informações coletadas em um gráfico e possibilita a obtenção detalhada de informações.
A pletismografia é realizada por um técnico em função pulmonar, que irá guiar o paciente indicando como realizar as manobras respiratórias que irão permitir avaliar sua capacidade pulmonar.
Como se preparar para o exame?
Essas são as principais indicações de como se preparar para o exame de pletismografia. São orientações gerais, lembre-se de sempre seguir as recomendações do seu médico.
- Não fumar por pelo menos 1 hora antes do teste
- Evitar comer e praticar atividades físicas por pelo menos 1 hora antes do teste
- Não utilizar medicamento broncodilatadores antes de realizar o exame
Pletismografia na Somed
O exame de pletismografia é um grande aliado no cuidado e monitoramento da nossa saúde respiratória. A Somed conta com o exame de pletismografia para o correto diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias que citamos neste texto.
Se você busca por diagnóstico de qualidade e atendimento multidisciplinar, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.