SOMED logo

Agende sua consulta ou exame:

SOMED logo

Oximetria de pulso: para que serve este exame?

7/10/22 | Medicina do Sono, Pneumologia

A oximetria é um exame simples e não invasivo utilizado para medir a quantidade de oxigênio presente no nosso sangue. 

Ele é feito através do uso do oxímetro, um dispositivo que é colocado no dedo do paciente e que usa um feixe de luz e um sensor para realizar essa medição. 

O sensor mede a quantidade de luz absorvida pelo oxigênio e, com base nessa informação, calcula a quantidade de oxigênio presente no sangue. A leitura é exibida em um display e pode ser acompanhada pelo médico.

O oxímetro sempre mostra a quantidade de oxigênio no sangue como uma porcentagem. Essa porcentagem é chamada de “saturação de oxigênio” (SpO2). Em pessoas saudáveis, os níveis normais de saturação de oxigênio devem ser iguais ou superiores a 95%. 

Você provavelmente já viu e até mesmo já realizou o exame de oximetria. Mas já se perguntou para que ele realmente serve? Aqui embaixo te contamos:

  • quando a oximetria de pulso é indicada 
  • quais condições causam baixo nível de oxigênio no sangue
  • como a oximetria ajuda no tratamento de pacientes com baixa saturação de oxigênio do sangue

Quando é indicado fazer o exame de oximetria?

A oximetria permite avaliar a saúde geral do paciente, monitorar doenças e também auxiliar na detecção de problemas respiratórios, cardiopatias e outras condições. 

Por ser um exame rápido e fácil de realizar, ele é amplamente utilizado durante o processo de triagem, antes da consulta com um médico. Isso porque ele pode indicar imediatamente alterações nos níveis de SaO2 e frequência cardíaca do paciente, informações de extrema importância e que devem ser investigadas imediatamente. 

Outra indicação do exame de oximetria ocorre quando existe a suspeita de doenças que possam prejudicar os pulmões ou o coração. 

Para pessoas que já obtiveram o diagnóstico de alguma alteração cardíaca ou respiratória, a oximetria é indicada como um exame de acompanhamento/monitoramento da condição. Nesses casos, é indicado monitorar o nível de oxigênio no sangue pois sua baixa prejudica o funcionamento normal do corpo e, a longo prazo, pode sobrecarregar o cérebro e o coração.

Quais condições causam baixo nível de oxigênio no sangue? 

Como citamos acima, pacientes com suspeita ou diagnóstico de doenças pulmonares ou cardíacas são sempre orientados a realizar o exame de oximetria para avaliar seu nível de saturação de oxigênio. 

Alguns exemplos de condições que causam baixo nível de oxigênio no sangue incluem:

Como a oximetria ajuda no tratamento de pacientes com baixa saturação de oxigênio do sangue? 

A oximetria é capaz de identificar quando ocorre a baixa saturação de oxigênio, seu nível e, assim, ajudar o médico a escolher o tratamento certo ou ajustá-lo conforme for necessário.

A oxigenoterapia, por exemplo, é um tratamento que usa a oximetria para monitorar o nível de SpO2 e adequar a necessidade de oxigênio do paciente de acordo com suas necessidades específicas. 

Isso porque pessoas que sofrem de doenças respiratórias (como pneumonias, edemas pulmonares, DPOC e, em estados graves, a asma), muitas vezes precisam receber oxigênio para manter a oxigenação do sangue em um nível seguro; então, saber exatamente quanto de oxigênio deve ser administrado e quando (em que situações), é fundamental para a saúde do paciente. 

Cuida da sua saúde respiratória na Somed

Nossa equipe multidisciplinar é formada por Médicos Pneumologistas, Neurologista, Otorrinolaringologista e Dentista com formação complementar em Medicina do Sono.

A possibilidade de contar com uma equipe multidisciplinar, aliada à estrutura de ponta, torna concreto o nosso objetivo de atender aos clientes de forma plena e com alto grau de resolutividade. Conheça nossos serviços e tratamentos.

Quais são as diferenças entre asma e bronquite?

Quais são as diferenças entre asma e bronquite?

A asma e a bronquite são condições respiratórias que compartilham sintomas como tosse e falta de ar, o que explica o fato das pessoas confundirem as duas. No entanto, elas possuem particularidades em suas causas, sintomas e tratamentos. Entender essas diferenças entre...

Principais doenças causadas pelo tabagismo

Principais doenças causadas pelo tabagismo

O hábito de fumar a longo prazo é responsável por uma série de condições graves que afetam a saúde respiratória e de outros sistemas do corpo. Além do câncer de pulmão, que é a que tem maior conhecimento do público, existem outras doenças causadas pelo tabagismo que...

Principais causas da tosse seca persistente

Principais causas da tosse seca persistente

A tosse seca persistente é uma condição respiratória que, além de incômoda, em alguns casos, indica a presença de problemas de saúde subjacentes. Quando ela dura mais de três semanas, é importante investigar sua causa, pois pode estar associada a desde fatores...

Como o ciclo circadiano afeta o seu sono

Como o ciclo circadiano afeta o seu sono

O ciclo circadiano é um dos principais responsáveis por regular o sono e diversas outras funções biológicas do nosso corpo, como horário de sentir fome, por exemplo. Quando ele está em equilíbrio, contribui para uma rotina saudável. Mas, por outro lado, quando anda...

Aparelhos intraorais funcionam para acabar com o ronco?

Aparelhos intraorais funcionam para acabar com o ronco?

O ronco e a apneia obstrutiva do sono (AOS) são problemas que afetam a qualidade de vida de muitas pessoas, interferindo não só no descanso, como trazendo riscos à saúde. Entre as opções de tratamento, os aparelhos intraorais (AIOs) têm se mostrado uma alternativa...

WhatsApp