Otorrinolaringologia. Já se perguntou o que faz essa especialidade? Essa longa palavra tem origem grega, “oto” significa orelha, “rino”, nariz e “laringo”, a garganta. E é justamente dessas partes do corpo que o médico otorrinolaringologista cuida!
Então, para sermos mais específicos, a otorrinolaringologia é a área da medicina responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do ouvido, nariz e garganta (faringe e laringe).
É o médico otorrino quem cuida de doenças das vias aéreas superiores, como rinite, sinusite, amigdalite, faringite e laringite. Também é ele o especialista em cirurgias de ouvido, nariz e garganta, como amigdalectomia, adenoidectomia, rinoplastia, entre outras.
Áreas de atuação do médico otorrino
A otorrinolaringologia é uma especialidade clínico-cirúrgica, dentro dela existem algumas áreas de atuação ou “ramificações”, são elas:
Imunoterapia: Visa modular o sistema imunológico do paciente para que ele possa tratar vários problemas relacionados a sua saúde respiratória.
Medicina do Sono: Trata dos problemas relacionados ao ronco e a apnéia do sono.
Laringologia: Trata de problemas na laringe e na voz (disfonia e afonia);
Otologia: Cuida de problemas relacionados à audição e ao equilíbrio, como infecções no ouvido, otites, perda auditiva e tinnitus (“zumbidos” no ouvido), tonturas e labirintite.
Neurotologia: Nessa especialidade o médico se dedica ao estudo do cérebro e do sistema nervoso dos pacientes com enfoque nas enfermidades que atingem o ouvido, como transtornos de audição e problemas de equilíbrio.
Otorrinolaringologia pediátrica: Área dedicada ao diagnóstico e tratamento de condições como rinites alérgicas, amigdalites de repetição, aumento do tecido linfóide (adenoides e amígdalas) e otites em crianças.
Rinologia: Essa área estuda as doenças do nariz e dos seios paranasais, como gripes, pólipo nasal, desvio de septo, rinites e rinossinusites.
Problemas tratados pelo otorrinolaringologista
Distúrbios auditivos, problemas respiratórios e demais condições relacionadas ao ouvido, nariz e garganta de pacientes podem ser tratados por médicos otorrinos. Listamos abaixo as condições mais comuns tratadas na otorrinolaringologia:
- Sinusites
- Ronco e apneia do sono
- Rinites
- Amigdalites
- Faringites
- Laringites
- Desvio de septo nasal
- Alterações das cordas vocais
- Apnéia
- Acidentes vasculares cerebrais
- “Zumbido” no ouvido
- Perda auditiva
- Dor de garganta
- Tosse crônica
- Tonturas
- Labirintite
Como você pode ver, a área de atuação dos médicos otorrinolaringologista é bem extensa. Isso porque o otorrino atua junto de outros profissionais de especialidades distintas, como oncologistas e pneumologistas, para oferecer uma abordagem multidisciplinar ao paciente, melhorando significativamente o diagnóstico e tratamento de diversas condições médicas.
Quando procurar um otorrinolaringologista
O médico otorrinolaringologista deve ser procurado sempre que um clínico geral, em um primeiro atendimento, suspeitar de qualquer uma das enfermidades citadas acima. Assim, o atendimento poderá ser direcionado de forma especializada, de acordo com os sintomas e necessidades do paciente.
Otorrinolaringologia na Somed
A otorrinolaringologia é uma das especialidades médicas da Somed. Se você busca por tratamento na área da rinologia, não deixe de entrar em contato conosco.
Possuímos uma equipe médica multidisciplinar para atendê-lo em todas as suas necessidades.