A falta de ar ou dispneia é uma sensação caracterizada pela dificuldade intensa de respirar, que pode ter origens muito diversas. Em geral, é um sintoma que causa muita angústia no paciente, afinal, pode ser sinal de algum problema sério – como a infecção por Covid-19.
Por outro lado, a falta de ar pode não ser oriunda de uma enfermidade e sim resultado do sedentarismo e da falta de condicionamento físico.
Nesse texto, iremos explicar as principais causas da falta de ar e quando é o momento de procurar ajuda especializada. Continue a leitura!
Conheça as principais causas
Conforme explicamos no tópico anterior, a dispneia pode ter origens diversas. Entre as principais, estão: doenças respiratórias, problemas do coração, obesidade, sedentarismo, infecções e obstruções (resfriados e gripes), tabagismo, ansiedade, entre outros.
Nosso foco, nesse texto, é abordar, principalmente, os problemas respiratórios que causam a falta de ar. Saiba mais a seguir.
Doenças respiratórias que causam falta de ar
É comum que pessoas com problemas respiratórios apresentem dispneia (falta de ar) durante a prática de exercícios físicos ou em momentos de esforço intenso. Isso acontece porque, durante a atividade, o corpo produz mais dióxido de carbono e consome mais oxigênio. Sendo assim, caso o pulmão não esteja funcionando adequadamente, pode haver dispneia.
O principal agravante é que, se a doença não for diagnosticada e tratada, o paciente pode passar a sentir dispneia mesmo em repouso.
A dispneia, derivada de causas pulmonares, pode ser por doença restritiva ou obstrutiva.
Quando é restritiva, se relaciona à perda de elasticidade dos pulmões. Ou seja, é demandado muito esforço para os pulmões funcionarem. Como acontece, por exemplo, na fibrose pulmonar idiopática.
Já a obstrutiva, é provocada por uma resistência à passagem do ar devido ao estreitamento das vias aéreas. Como ocorre na asma, na bronquite e na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Infecção por Covid-19
Atualmente, é impossível falar de falta de ar e não falar de Covid-19. A dispneia é considerada um dos sintomas de maior gravidade do coronavírus, mas deve ser investigada em conjunto com outros sintomas para concluir o diagnóstico.
A infecção por covid-19 provoca dispneia porque o vírus agride as células do pulmão. E para prevenir a destruição dessas células, o organismo alerta o sistema imunológico para causar uma inflamação no local.
Sinais que indicam maior gravidade na falta de ar
- Falta de ar persistente
- Falta de ar durante repouso
- Dor ou pressão no peito
- Sensação de coração acelerado
- Palpitações
- Suores noturnos
Caso o paciente apresente um ou mais desses sinais, é essencial buscar auxílio médico.
Para determinar o tratamento adequado da dispneia, é necessário entender o que está causando o problema. Aqui na Somed, oferecemos os serviços de diagnóstico e tratamento para distúrbios respiratórios com tecnologia de ponta e profissionais capacitados. Entre em contato e saiba mais.