A laringe é um órgão que desempenha funções muito importantes, como a produção de som para a fala e a modulação da nossa voz. Alterações na laringe podem comprometer essas funções. Dessa forma, quando existe algum problema relacionado à laringe, é necessário investigar a fundo a causa desse problema. Em muitos casos, a laringoscopia é o exame mais adequado para esta investigação.
Você tem dúvidas sobre o exame de laringoscopia ou está se preparando para a realização do mesmo? Aqui abaixo respondemos algumas das dúvidas mais comuns sobre o tema. Confira!
1. Quando o exame da laringe é indicado?
A laringoscopia trata-se da endoscopia da laringe, e é por meio deste exame que o médico otorrinolaringologista pode visualizar o aspecto das pregas vocais e identificar a causa de problemas relacionados à laringe.
Algumas das indicações mais comuns para realização de laringoscopia incluem:
- Avaliação de alterações da voz como rouquidão ou disfonia
- Tosse persistente ou com sangue
- Dificuldade para falar ou engolir
- Dor de garganta persistente
- Diagnóstico de lesões na laringe, como nódulos, pólipos ou tumores
- Avaliação de problemas respiratórios
- Acompanhamento pós-operatório de cirurgias
- Retirada de corpo estranho
2. Qual a diferença entre laringoscopia direta e laringoscopia indireta?
Ambas as formas de realização do exame permitem visualizar a laringe e as pregas vocais dos pacientes, mas apresentam diferenças na forma como são realizados.
Para a laringoscopia direta utiliza-se o laringoscópio rígido volumoso para permitir a visibilização direta do órgão. Em geral é necessária anestesia geral e realizada para permitir cirurgias da laringe.
Já a laringoscopia indireta é o exame realizado em consultório, em geral com anestesia local ou mesmo sem anestesia. Atualmente realizada com laringoscópios endoscópicos, antigamente era realizada com o uso de um espelho laríngeo. O procedimento é pouco invasivo e de realização muito prática e conveniente.
O tipo de laringoscopia mais adequado deve ser avaliado pelo médico otorrino, que considera as condições de saúde do paciente e o objetivo do exame para indicar o tratamento mais adequado.
Laringoscopia na Somed
A Somed conta com estrutura completa e uma equipe médica multidisciplinar para cuidar da saúde de seus pacientes.
Na área de pneumologia e otorrinolaringologia, a Somed oferece exames para diagnóstico e tratamento de distúrbios respiratórios com tecnologia de ponta, conforto, acessibilidade e profissionais capacitados.
Saiba mais sobre nossos exames e tratamentos.