O teste cutâneo, ou Prick test, é o exame mais comum para o diagnóstico de alergias em adultos e crianças.
Além de ser um teste rápido e fácil de ser realizado, possui um alto índice de confiabilidade, o que faz com que ele seja amplamente utilizado na identificação de alergias respiratórias, alimentares e medicamentosas.
O foco do post de hoje é falar sobre o teste cutâneo para o diagnóstico de alergias respiratórias, condição tratada aqui na Somed pelos médicos especializados em medicina respiratória.
Quando o Prick test é indicado?
Quando existe a suspeita de uma alergia respiratória, é indicado a realização do teste cutâneo a antígenos inalatórios. O teste permite descobrir quais tipos de substâncias provocam uma reação alérgica na pessoa testada, além de indicar a gravidade dessa alergia.
Para verificar a necessidade do teste, o médico fará uma avaliação completa do paciente, perguntando sobre seu histórico clínico, sintomas e queixas. As principais doenças respiratórias testadas pelo Prick test são a asma e a rinite alérgica.
Asma
A asma é uma doença crônica caracterizada pelo estreitamento dos brônquios. Essa condição provoca uma inflamação nas vias aéreas, causando sintomas como falta de ar, tosse, “chiado” e sensação de aperto no peito.
As crises de asma são a 4º causa de internação em hospitais no Brasil e estima-se que existam no país aproximadamente 20 milhões de asmáticos. Embora os alérgenos não sejam a causa da asma, a exposição a essas substâncias podem agravar as crises asmáticas.
Rinite alérgica
A rinite alérgica afeta pessoas cujo sistema imunitário reage exageradamente a determinadas partículas que estão ao nosso redor, como poeira, ácaros, pelos de animal e mofo.
Essa reação exagerada aos alérgenos provoca na pessoa com rinite crises de espirros, nariz entupido, corrimento nasal, e coceira na região.
Quais antígenos inalatórios são testados no Prick test?
Os principais alérgenos diagnosticados com o Prick test são os ácaros, os fungos, pólen e epitélio de cães e gatos.
Ácaros
Presentes principalmente na poeira domiciliar, as fezes dos ácaros representam os fatores desencadeadores mais comuns da asma e rinite alérgica.
Fungos
Os fungos, como o mofo e o bolor, são comumente encontrados em lugares úmidos e com pouca ventilação/iluminação. Esses fungos liberam pequenos esporos que frequentemente causam alergias.
Pólen
Outro desencadeante muito comum das alergias respiratórias é o pólen. Na primavera, época de floração das plantas, percebe-se o aumento das crises de rinite em pessoas sensíveis a esse alérgeno.
Epitélio de animais
Os cães e gatos podem provocar crises de rinite alérgica e agravar os sintomas da asma em pessoas sensíveis à substâncias como saliva, urina, fezes e escamas da pele desses animais.
Como é feito o Prick test?
O Prick test é um teste rápido e indolor, que possui alta sensibilidade e especificidade, além de ser um teste confiável para o diagnóstico das alergias respiratórias.
Para realizar o Prick test o paciente é orientado a ficar sentado e com o braço estendido, com a palma da mão virada para cima. O médico utiliza um dispositivo com pequenas pontas para “carimbar” superficialmente o antebraço do paciente.
A ponta deste dispositivo é mergulhada numa substância que chamamos de extrato alergênico. Extratos alergênicos contém em sua composição, dentre várias outras substâncias, o extrato de ácaros, fungos e pólen.
Quando esse extrato entra em contato com a pele da pessoa testada, caso este seja sensível ao alérgeno, ocorre uma reação na região, com o aparecimento de “bolinhas”, vermelhidão e coceira.
O Prick test dura em torno de 30 minutos e o resultado é quase instantâneo, visto que durante sua realização já é possível observar as alterações na pele do paciente. Caso seja formada uma pápula (uma bolinha na pele) superior a 3mm, o teste é considerado positivo.
Somente o teste cutâneo não confirma o diagnóstico 100% para alergia respiratória. O diagnóstico, além da confirmação positiva obtida através do teste de alergias, deve vir acompanhado de uma avaliação do histórico clínico do paciente e exame físico.
Diagnóstico e tratamento para alergias respiratórias na Somed
Tanto a asma quanto a rinite são condições passíveis de tratamento. Embora não possuam cura, o tratamento é um fator chave para melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada.
O Prick Test é um grande aliado no diagnóstico dessas condições. Com o teste de alergias é possível medir a intensidade da alergia, seus “gatilhos” e avaliar a necessidade de tratamentos, como o uso de medicamentos ou imunoterapia. Para a asma, os benefícios são os mesmos.
Como falamos acima, embora os alérgenos não sejam a causa da asma, identificar as substâncias que provocam uma irritação no sistema respiratório é essencial para prevenir as crises asmáticas e uma piora da condição.
Na Somed você encontra todo o suporte para o diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias. O nosso foco na realização do Prick test e é a avaliação das alergias respiratórias, portanto, testamos os principais alérgenos causadores destas doenças – poeiras, ácaros, fungos do ar, pólens, lã, epitélios de cão, gato e penas.
Conte com uma equipe de médicos multidisciplinar para avaliar sua saúde como um todo e proporcionar um tratamento eficaz e individualizado. Entre em contato e agende sua consulta.